1 de julho de 2013

O Que é Uma Tatuagem, a Sua Origem e Temas


Hey sweets! Tudo bem?

Esta não foi, de todo, uma das primeiras postagens do Fame ou uma postagem do Fame. Apenas trouxe o tema por que sou apaixonada por tatuagens.
Desculpem-me se acharam esta postagem tosca se a acessaram antes do dia 28 de agosto de 2015, porque estou a atualizar as primeiras postagens! Não me culpem! Só estou aqui para atualizar e tentar "salvar" os meus erros!
Chega de enrolar! Podem finalmente ler a postagem!



O que é uma tatuagem?
Em poucas palavras, o que é exatamente uma tatuagem: uma tatuagem é uma marca ou um desenho permanente feito no corpo quando se insere pigmento na camada dérmica da pele por meio de rupturas na camada superficial da pele.
As tatuagens modernas são aplicadas usando uma máquina de tatuagem elétrica com agulhas que perfuram a pele rapidamente com movimentos para cima e para baixo, não muito diferente do movimento de uma máquina de costura

Qual é a sua origem?
A arte pré-histórica contém vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos.
Em muitos casos, foram encontrados desenhos de formas humanas com pinturas nos seus corpos, assim como estatuetas com esses mesmos desenhos corporais indicando a possibilidade da existência da tatuagem nesses povos.
Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram a sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.
A partir da ideia de que essas marcas eram sinónimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.
Na era Cristã, os primeiros cristãos reconheciam-se por uma série de sinais tatuados, entre deles:

  • Cruzes;
  • As letras IHS;
  • O peixe;
  • Letras gregas.


Na era moderna, a tatuagem representou e/ou representa marginalidade. Voltou a ser questão de relevância na sociedade atual ao ser utilizada por artistas de música, cinema e, inclusive, em pessoas comuns.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas, uma bela obra de arte.

→ Que temas existem?
Os temas são variadíssimos e também variam dependendo da personalidade − dos tatuadores e dos tatuados. As motivações são infinitas, não existe uma forma definida ou um percurso que explica o desejo e a sua efetivação na concretização, um evento no princípio antinatural (biologicamente). Considera-se um movimento de ser simbólico-social, que supera o instinto de auto preservação, uma característica absolutamente humana.

O seu contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito, despojado, alguns dos níveis que podem dar vazão a esse processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobre determinado, desde a sua origem histórica até ao contínuo uso na contemporaneidade.

Informações retiradas de: O Que é Uma Tatuagem?
                                      Origem da Tatuagem
                                                Temas

Goodbye, my lovers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Letters To Myself − 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Claire Hampton.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo