Hey, sweets! Tudo bem? Desculpem-me
se acharam, anteriormente, a introdução da postagem tosca se a acessaram antes
do dia 28 de agosto de 2015, porque estou a atualizar as primeiras postagens!
Não me culpem! Só estou aqui para atualizar e tentar "salvar" os meus
erros!

01. Por onde começar?
− Manter a calma;
− Para começar, fazer uma lista das coisas a se fazer, definindo
um plano de estudo e estabelecendo prioridades;
− Distribuir o tempo a dispor pelas várias tarefas a realizar;
− Não faltar às aulas, pois poderá perder revisões da matéria bem
como indicações do(a) professor(a) sobre o teste;
− Tentar seguir rigorosamente o plano que se traçou;
− Não esquecer que o estudo será proveitoso se começar a preparar
atempadamente para o teste, reservando uma ou duas horas por dia para estudar.
02. Tanto para estudar… e tão pouco tempo!
− Primeiro de tudo, reler, com atenção, os apontamentos e notas;
− Relembrar os conteúdos mais importantes;
− Detetar os aspetos em que há dúvidas e que precisam de uma
atenção especial.
03. Esta matéria é tão aborrecida…

− Procurar um envolvimento com os textos que se está a ler.
Procurar colocar a questão “ O que tenho
de saber sobre esta matéria?”;
− À medida que se vai lendo, deve-se ir sublinhando e tomando
notas;
− Discutir os conteúdos com outros colegas e se puder, estudar em
grupo;
− Em relação às matérias de que não se gosta particularmente,
deve-se fazer um esforço suplementar para as trabalhares, não caindo na
tentação de “saltar” determinados
aspectos e de adoptar uma atitude passiva em relação às mesmas.
05. Ler, perceber, mas não
conseguir integrar as novas informações nos conhecimentos de que se dispõe
− Todos sabemos que interiorizamos os conhecimentos que, de algum modo,
compreendemos e fazem sentido para nós;
− À medida que se vai estudando, tentar trabalhar sobre as informações
que se vai adquirindo, aplicando-as a novos contextos;
− Tentar integrar o que se está a estudar nos conhecimentos de que já se
dispõe. Deste modo, será mais fácil relembrar estas novas informações, já que
se estabeleceram relação com conhecimentos anteriores que, já por si, têm
sentido.
06. Utilizar algumas técnicas
− Uma forma de memorizar e dar à informação mais sentido é
utilizar tópicos ou itens. Por exemplo, se quiser recordar os aspetos que devem
estar presentes num texto informativo, nomeadamente numa notícia, pode
organizá-los deste modo, utilizando a primeira letra que os inicia: quem,
quando, o quê, onde, como, porquê, para quê;
− Podemos associar novas informações a aspetos ou outras
informações que nos são familiares. Por exemplo, para recordar uma fórmula ou
equação, podemos utilizar letras do alfabeto para simbolizar alguns algarismos.
Deste modo, podemos transformar uma fórmula abstrata numa palavra ou frase com
sentido que será facilmente recordada quando necessário;
− Quando aprendemos uma outra língua, temos tendência para
estabelecer associações entre determinadas palavras e sons que nos são
familiares. O importante é estabelecermos ligações e correspondências de modo a
não nos esquecermos dos novos conhecimentos que devemos fixar.
07. Pensar que compreende a
matéria
− Testar os próprios conhecimentos;
− Colocar questões a si próprio sobre os conteúdos que se estuda,
recordar as indicações e recomendações do professor sobre o teste;
− Analisar com atenção as relações entre os vários aspetos da matéria
que se estuda;
− Tentar transmitir, por palavras suas, os novos conceitos e
informações.
08. Há tanta informação para
reter!
− Organizar a informação através de esquemas ou fichas é uma ótima
estratégia para recuperar mais rapidamente os conteúdos estudados;
− Tomar notas ou fazer sínteses; estabelecer relações entre os vários
conteúdos;
− Agrupar informações em categorias ou hierarquias, sempre que possível
;
− Criar mapas de informação, organizando e interrelacionando essas
informações.
09. Saber a matéria, mas agora ter dúvidas!
− Depois de reler os apontamentos e textos, tente recordar as
informações neles contidas;
− Tentar responder às questões que se elabora para cada conteúdo.
Se não conseguir, releia, com atenção, os aspetos em que se tem mais
dificuldades;
− Quanto mais tempo dedicar ao estudo, mais facilmente recuperará
a matéria;
− Não esquecer, contudo, que estudar é essencialmente organizar e
integrar as novas informações nos conhecimentos que já se possui.

10. Gostar de estudar na cama
− O ambiente físico, mental e emocional deve ser semelhante, na
medida do possível, ao contexto em que vai decorrer o teste.
− O ideal é estudar no quarto sossegado sentado numa cadeira e
com os livros na secretária, pois assim está mais concentrado… e terá mais sucesso
no teste!
11. Não se deitar enquanto não souber certo aspeto da matéria
− Evitar a exaustão mental.
− Fazer pequenos intervalos durante o estudo para relaxar um
pouco, fisicamente e mentalmente, tentando não pensar no teste. Procurar estar
calma e descansada antes do teste. Alimentar-se bem, dormir e procura fazer
algum exercício físico.
Goodbye, my lovers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário