Hey, sweets! Tudo bem?
Esta não foi, de todo, uma das
primeiras postagens do Fame.
Desculpem-me se acharam, anteriormente, a introdução da postagem tosca se a
acessaram antes do dia 28 de agosto de 2015, porque estou a atualizar as
primeiras postagens! Não me culpem! Só estou aqui para atualizar e tentar
"salvar" os meus erros!
Glossário:
− Alta-costura: do francês "Haute Couture", onde couture
quer dizer trabalho com agulha ou costura. É o estilismo executado na mais
alta qualidade, seguindo as regras da Câmara
Sindical da Alta-Costura.
− Prêt-à-porter: nome
francês do estilo "ready-to-wear",
em português; pronto para vestir. Isto quer dizer, são roupas que já são
vendidas prontas, como estamos acostumados a comprar hoje em dia.
− Maison: também
importada do dicionário francês, quer dizer casa.
− Croqui: são os
desenhos que os estilistas fazem das roupas e acessórios que serão
desenvolvidos nas coleções.
− Trench coat: no
sentido mais literal da coisa, o trench coat,
também conhecido como raincoat em
alguns países, é um casaco para os dias de chuva e frio.
Estilistas:
Fundadora: Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971)
Ano: 1910
Local: Paris, França
Designer Atual: Karl Lagerfeld
História: Gabrielle Chanel entrou no ramo da moda como chapeleira,
mas foram as roupas que consagraram o seu nome. Conhecida pelo seu estilo
despojado e independente, libertou as mulheres das roupas apertadas com saias
longas e popularizou os clássicos como o vestido preto e sapatos bicolores.
Entre as suas criações estão as calças de marinheiro, o vestido chemisier e a fragrância Chanel nº 05. Quando morreu, a sua maison perdeu o rumo, mas recuperou-se
com a mão firme de Karl Lagerfeld em 1983. Talentoso, Karl foi descoberto cedo,
aos 17 anos. Num concurso, o seu modelo venceu e foi produzido por Pierre
Balmain, que contratou o jovem como seu assistente. Trabalhou para Jean.
Patou, Fendi, Chloé têm a sua
própria marca. Nos últimos anos, Karl aventurou-se como ilustrador, fotógrafo e
figurinista, e possui uma livraria e uma editora de livros. Recentemente,
perdeu 47 kg numa dieta, que descreve no livro The 3D Diet, que foi um sucesso de vendas. Hoje, comanda as linhas
de alta-costura e prêt-à-porter da Chanel, e mantém a marca como
referencial de elegância e bom gosto para mulheres de todas as idades.
Ano: 1919
Local: San Sébastian, Espanha
Designer Atual: Nicolas Ghesquière
História: Cristóbal Balenciaga nasceu em 1895 na região Basca
espanhola. Descoberto aos 12 anos, desenhou um vestido para uma marquesa, e foi
convidado para ser aprendiz de alfaiate em Madrid. Aos 20 e poucos, já tinha a sua
casa de alta-costura. Aos 52, mesmo tendo clientela fiel em Madrid, muda-se
para Paris. Lá, apresentou a sua primeira grande coleção, muito bem recebida.
Atraiu celebridades e damas da sociedade, que corriam para o nº 10 da Avenida
George V em busca do corte e acabamento perfeitos do estilista. Habilidoso,
desenhava, cortava e costurava com perfeição as peças com o ar dramático que definiu
seu estilo. Criou modelo.
Vestidos de festa incríveis,
abrigos de chuva impermeáveis e uma variedade infinita de vestidos, boleros, e
outras peças. O auge veio nos anos 50 e no final da década lança a sua versão
do terninho feminino, com paletó curto e saia de cintura alta. Encerrou a
carreira em 1968, após criar uniformes para a empresa aérea Air France e lançar uma última coleção.
Aposenta-se e volta à Espanha, depois de mais de 30 anos de sucesso e inovação
na moda. Uma cliente, a Condessa Mona Bismark, chegou a trancar-se em casa por
três dias de tanto desgosto ao saber da aposentadoria do arquiteto da moda.
Balenciaga morre em 1972 e o seu nome só reaparece em 1978, na aquisição da
marca por um grupo financeiro. Em 1995, o estilista Nicolas Ghesquière chegou
para cuidar dos acessórios da marca e seu talento o levou à direção da criação,
dois anos depois. Em 2001, Ghesquière comprou a Balenciaga em parceria com o grupo Gucci, e a dirige com pulso firme, revivendo o prestígio e respeito
que a casa teve em seus anos dourados.
Ano: 1947
Local: Paris, França
Designer Atual: John Galliano
História: Christian Dior nasce em 1905, em berço de ouro. Logo
cedo, o francês se interessou por desenho, mas por influência do pai resolveu
estudar Ciências Sociais. No meio do caminho, abriu uma galeria de arte com amigos
e exibiu obras de artistas como Jean Cocteau e Dufy. A crise de 1929 afetou os
negócios e Dior adoeceu. Para pagar as contas, publicou croquis na seção de
alta-costura de um jornal e desenhou peças para maisons parisienses. Virou
assistente de Robert Piguet, e logo depois, de Lucien Lelong. Em 1946, já
famoso, abre seu ateliê na Avenida Montaigne, onde a casa Dior fica até hoje.
Sua primeira coleção, de 1947, foi a maior sensação de Paris. Ao ver os
modelitos, a editora de moda Carmel Snow se surpreendeu e exclamou: "It's
a new look!" (É um novo visual!) e assim batizou a silhueta que ditou a
moda feminina da época. As coleções impecáveis de Dior viraram sinônimo de
elegância e sofisticação com saias e vestidos que ficavam a exatos 40 centímetros
do chão, seguindo a regra criada pelo estilista. Tinha clientes fiéis e
famosas, como a princesa Grace Kelly de Mônaco e a atriz Marlene Dietrich. A
casa cresceu, com perfumes, jóias, luvas, lenços e lingeries e com mais lojas
pelo mundo. Dior falece em 1957, e sua marca fica aos cuidados de seu jovem
assistente, Yves Saint Laurent, até 1962. Em seguida vieram Marc Bohan,
Gianfranco Ferré até que em 1997, chega à direção o irrevente estilista John
Galliano. Ele mescla a herança tradicional de Dior com inspirações orientais,
indígenas, figurinos de óperas e tudo o que lhe chama a atenção. Em 2007 a Dior
fez uma comemoração dupla, dos 60 anos da casa e 10 anos de Galliano à frente
da marca. Com seu jeito audacioso, olhar apurado e muito glamour, ele conseguiu
manter a marca Christian Dior como uma das mais respeitadas da alta-costura e a
mantém atual para vestir a mulher do século XXI com a mesma sofisticação do
tempo das vovós. Apesar de também manter uma linha masculina, as linhas
femininas e os acessórios da Dior ainda são o carro-chefe da casa.
Ano: 1913
Local: Milão, Itália
Designer Atual: Miuccia Prada
História: Uma das marcas mais conhecidas e copiadas, Prada existe
há quase 100 anos. No início, a Fratelli Prada, vendia malotes e baús em couro
para viagens. Mario Prada, um dos irmãos, não queria mulheres em seu negócio,
mas após sua morte, o filho Luigi não quis a empresa, que ficou nas mãos de
mulheres da família até ser herdado pela neta Miuccia Prada, em 1978. Miuccia
não era da moda, tinha um passado bem diferente dos estilistas mais famosos.
Estudou mímica, é Ph.D em Ciências Políticas, foi membro do Partido Comunista e
militante feminista.
Mas ao assumir o negócio, junto ao marido Patrizio
Bertelli, transformou a Prada. Em 1985 fez uma linha de bolsas básicas e
práticas em nylon preto que muitas celebridades usaram, o que alavancou a venda
das bolsas. A primeira coleção de prêt-à-porter veio na temporada de
outono/inverno de 1989. Foi aclamada pela mídia, graças às suas linhas simples
e elegantes que em nada lembravam a sensualidade exagerada desfilada pelas
outras marcas italianas. Em 1992, veio a Miu Miu, segunda linha da Prada que
foi batizada com o apelido de Miuccia, para mulheres mais jovens e descoladas
com preços mais acessíveis. Atualmente, Prada e Miu Miu participam da semana de
moda de Milão e fazem parte de um império poderoso, que conta com marcas como
Jil Sander e Helmut Lang em seu portfólio. A Prada tem lojas no mundo todo e
todas foram encomendadas a arquitetos inovadores que criaram espaços incríveis
que ajudaram a consagrar a marca como referência de estilo e bom gosto.
Fundador: Louis Vuitton
Ano: 1854
Local: Paris, França
Designer Atual: Marc Jacobs
História: Se Louis Vuitton estivesse vivo hoje, teria mais de 150
anos de vida! O fabricante de malas francês abriu sua primeira loja em 1854,
onde vendia baús e malotes em couro. Trabalhou para a nobreza francesa, que
ajudou a estabelecer seu nome no ramo, mas o monograma que identifica a marca
foi criado apenas em 1896, assim como a estampa quadriculada da marca. A partir
dos anos 1930 produziram bolsas femininas e abriram mais lojas pelo mundo. Nos
anos 1970 a Louis Vuitton já tinha unidades até no Japão e faturava milhões por
ano. A próxima década trouxe mais lojas na Ásia e um investimento audacioso; a
fusão com as empresas de bebidas Möet et Chandon e a Hennessy, que deu origem
ao maior conglomerado de marcas de luxos que o mundo já viu. Nos anos 1990, a
marca já tinha mais de 130 lojas e resolveu investir em novos ares: livros de
viagem e canetas. Em 1998, Marc Jacobs foi contratado como diretor artístico e
desenvolveu uma linha de roupas femininas e uma masculina para a Louis Vuitton.
Marc também criou uma linha de jóias e relógios. Nos últimos anos, ele tem
investido na parceria com outros estilistas para criar versões inusitadas e
coloridas do monograma criado há mais de 100 anos pelo filho de Louis Vuitton.
Jacobs conseguiu renovar a cara das bolsas, mantendo os modelos mais
tradicionais e a fidelidade das fãs da marca. Ao mesmo tempo, cuida de suas
duas marcas próprias: Marc Jacobs e Marc by Marc Jacobs, que participam da
semana de moda de Nova York. Apesar da linha de produtos variada da Louis
Vuitton, as bolsas ainda são o prato principal da marca e são muito procuradas
e falsificadas pelo mundo.
Ano: 1890
Local: Paris, França
Designer Atual: Alber
Elbaz
História: Assim como Chanel,
Lanvin iniciou a carreira na chapelaria. Também foi aprendiz de costureira e
logo se voltou para os vestidos. Em 1909 entrou para a Câmara de Alta Costura
parisiense. Criou roupas infantis para sua irmãzinha e para sua filha, que
foram encomendadas por várias mães que queriam se vestir combinando com as
filhas. Os vestidos eram seu ponto forte, com modelos românticos e de estilo
oriental, que eram facilmente reconhecidos por seus bordados diferenciados e
acabamento impecável. Seu tom preferido, um azul forte, foi tão utilizado em
suas coleções que foi batizado de "azul Lanvin". Lanvin era uma
mulher empreendedora; expandiu sua marca em diversos departamentos em pouco
tempo. Havia os departamentos infantil, juvenil e adulto femininos, a Lanvin
Parfums, Lanvin Decorations, Lanvin Sports, com lojas separadas por setor.
Havia também uma linha de lingerie, uma de peles e uma camisaria. Após sua
morte, a empresa e a direção de criação passaram para as mãos de sua filha,
Marie-Blanche de Polignac, mas muitos outros estilistas passaram pela marca. Em
1989 foi criado o prêt-à-porter masculino, paralelo aos departamentos
femininos. Em 1996 o brasileiro Ocimar Versolato passou pela direção da linha
feminina, por três coleções. Hoje em dia, o estilista Alber Elbaz está à frente
da criação das linhas femininas que imprimem o nome e o glamour dos vestidos
idealizados por Jeanne Lanvin.
Ano: 1962
Local: Paris, França
Designer Atual: Stefano
Pilati
História: Ao contrário do que se pensa, Yves Saint Laurent nasceu
na Algéria, e não na França. Começou a trabalhar cedo, aos 17, já em Paris.
Publicou alguns desenhos na Vogue francesa e participou de um concurso (o mesmo
onde Karl Lagerfeld foi descoberto) e seu vestido vencedor chamou a atenção de
Christian Dior, que o convidou para ser seu assistente. Quando Dior morreu, em
1957, Saint Laurent o substituiu na direção da casa, mas por pouco tempo. Em
1960 foi convocado para servir ao exército na Argélia e forçado a passar a
batuta da Dior para Marc Bohan. Ao voltar, abriu sua própria maison e fez seu
primeiro desfile em janeiro de 1962, iniciando uma era de elegância,
sofisticação e inovação no vestir feminino. Um de seus maiores sucessos de
vendas foi o tubinho Mondriand, estampado com uma tela do pintor holandês de
mesmo nome, que virou um ícone da moda. Abriu em 1966 a boutique YSL Rive
Gauche em Paris, quebrando um tabu, ao ser o primeiro estilista de alta-costura
a abrir uma loja de prêt-à-porter. Nesta mesma época, criou o smoking feminino,
que chocou o mundo todo nos anos 1960. Naquele tempo, mulheres que vestiam
calças eram discriminadas e às vezes até proibidas de entrar em alguns lugares.
O smoking e seu terninho feminino deram poder às mulheres da época,
revolucionando a maneira como se vestiam. Muitos países, culturas e etnias
inspiraram suas coleções, que passaram a ser divididas em feminina e masculina
a partir de 1971. As peças masculinas foram bem recebidas e Yves foi o
garoto-propaganda da primeira campanha, posando nu para o fotógrafo Jeanloup
Sieff. Desenhou cenários e figurinos para o teatro, criou fragrâncias e
desenhou uniformes para a Copa do Mundo de futebol de 1998. No ano seguinte,
vendeu suas marcas para o grupo Gucci, mas se manteve na direção da linha de
alta-costura, enquanto Tom Ford foi escolhido pelo grupo para cuidar da YSL
Rive Gauche. Desgostoso com os rumos do mercado e de sua marca, despede-se das
passarelas em 2002 com um desfile emocionante, que apresentou todas as suas maiores
criações e contou com a participação da musa e amiga Catherine Deneuve, atriz
francesa. Saint Laurent faleceu no início de 2008 após anos lutando contra o
câncer, em sua casa parisiense. Atualmente, a marca não conta mais com a linha
de alta-costura. O estilista italiano Stefano Pilati coordena as linhas
prêt-à-porter feminina e masculina.
Ano: 1921
Local: Florença, Itália
Designer Atual: Frida Giannini
História: Guccio Gucci abre uma empresa de artigos de couro e malas
em 1921 em Florença, na Itália. Ele se estabelece produzindo malas, baús,
luvas, sapatos e cintos em couro com temas equestres. Nos anos 1940, o regime
fascista na Itália dificultou a compra de materiais, e Gucci resolveu usar
materiais alternativos, como o bambu, para continuar produzindo suas bolsas. A
faixa verde e vermelha que é a marca registrada da Gucci apareceu com força por
volta de 1951, inspirada em uma sela de cavalo. Na mesma época, lojas foram
abertas em Milão e Nova York, o que foi o começo da globalização da Gucci.
Guccio morre em 1953 e seus filhos tomam conta do negócio. Na década de 1960,
surge o logotipo com o "G" duplo e famosas como Jackie O, Grace Kelly
e Liz Taylor ajudam a popularizar a marca, desfilando bolsas e echarpes Gucci.
Nos anos 1980, a marca chega à Ásia e é comprada por um grupo de investidores.
Foi relançada mundialmente com novos produtos e um ar renovado, com Tom Ford
como estilista. Nos últimos anos, a direção de criação passou para a jovem
estilista italiana Frida Giannini. Ela foi responsável pela linha de bolsas da
Fendi por algumas temporadas e chegou à Gucci há seis anos, onde reinterpretou
ícones tradicionais da marca, como as imagens equestres e os antigos florais,
incorporando os temas a materiais e formas mais modernas.
Ano: 1856
Local: Basingstoke, Inglaterra
Designer Atual: Christopher Bailey
História: Tudo começou em 1856
quando Thomas Burberry, então com 21 anos, resolveu abrir uma loja de roupas.
Aprendiz de tecelão, se preocupava muito com a qualidade de suas peças, que
ganharam a confiança dos ingleses e transformaram sua loja em um grande empório
em menos de 20 anos. A inovação veio com a criação de um tecido impermeável, respirável
e super resistente para dias de chuva, criado em 1880, o gabardine. Os casacos
feitos com este tecido foram um sucesso de vendas, até o exército britânico
adotou a moda. Tomas criou um modelo primário em 1895 e o trench coat em 1914.
Ambos foram vestidos pela primeira vez em guerras. Em 1901 foi criado o
logotipo equestre da marca, onde a palavra em latim Prorsum (adiante, ou para
frente) aparece pela primeira vez junto ao nome da marca. O xadrez Burberry é
marca registrada e foi criado por volta de 1920, fazendo as vezes de forro para
os casacos modelo trench coat. A empresa foi vendida nos anos 1950 e perdeu um
pouco de sua identidade, mas não foi esquecida, ainda aparecia nos
guarda-roupas de homens e mulheres de meia idade. Há cerca de 10 anos, decidiram
revolucionar a cara da Burberry para rejuvenescer a marca e torná-la mais
fashion. Kate Moss foi contratada para a campanha publicitária, novas linhas
foram criadas, como a Burberry London, que é o segmento mais conhecido e
rentável da Burberry até hoje, sob a direção de Christopher Bailey, que trouxe
sua experiência em marcas como Gucci e Donna Karam para revitalizar a Burberry.
Ano: 2001
Local: Londres, Inglaterra
Designer Atual: Stella
McCartney
História: A filha do eterno
beatle Paul McCartney não levou vida de celebridade até lançar sua marca em
1995. Teve uma infância simples, estudou em escolas públicas e começou sua
carreira como estagiária de Christian Lacroix, ainda na adolescência. O
sobrenome famoso ajudou, e em seu desfile na formatura contou com a
participação das amigas Kate Moss e Naomi Campbell na passarela. Stella é
vegetariana e sua mãe, Linda McCartney foi ativista a favor dos direitos dos
animais. Por este motivo, ela se recusa a utilizar couros e peles em suas
linhas de roupas e acessórios e acabou se tornando pioneira em uso de materiais
alternativos nas linhas esportivas que criou para Adidas e Puma. Inclusive,
Stella mantém uma linha de produtos de beleza 100% orgânicos, feitos com
processos que agridem menos a natureza. Stella trabalhou para a Chlóe por
algumas temporadas. Em 2001, o grupo Gucci comprou sua marca e a manteve como
estilista, formando uma parceria que cresce a cada ano com roupas, acessórios,
artigos esportivos, perfumes, cosméticos e muito mais.
Informações retiradas de: Guia de Moda – Conheça os estilistas mais famosos do mundo da moda
Goodbye, my lovers.
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